Tecnologia e inovação: Circuito Aprosoja/MS apresenta IA aplicada à análise de grãos na Ponta Agrotec 2025

O Circuito Aprosoja/MS, desenvolvido pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) em parceria com o Governo do Estado, marcará presença em mais uma edição da Ponta Agrotec, de 5 a 7 de novembro, no Majestic Hall, em Ponta Porã. Nesta edição, o conhecimento técnico aliado à inteligência artificial para análise de grãos será o destaque do minicurso, que entregará certificação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) aos participantes.
Outra oportunidade apresentada pela Aprosoja/MS é a visita à Unidade Móvel de Classificação de Grãos. Totalmente equipada para realizar classificação de soja e milho e coleta de insumos de acordo com as determinações do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), a estrutura permite demonstrações teóricas e práticas das atividades desenvolvidas gratuitamente junto aos produtores associados, aproximando o público das tecnologias e dos métodos utilizados no processo de classificação de grãos.
Para o coordenador de campo da Aprosoja/MS, Dany Corrêa, a ação cumpre um papel essencial de formação dos estudantes e atualização dos produtores. “Estamos aproximando estudantes e produtores de temas que fazem parte da realidade do campo. Inteligência artificial não é mais futuro, é presente no agro. Já a classificação de grãos tem impacto direto no valor recebido pelo produtor, então conhecer os parâmetros corretos e unir as ferramentas de IA, é garantir mais assertividade e transparência nas classificações, impactando positivamente no resultado financeiro na propriedade”, destaca.
As atividades acontecerão na Sala B, com participação dos especialistas Dany Corrêa, Jaqueline Alves, Diego Nogueira Batista, Thiago Agne, Paula Dalla Vechia e Renan Buque Pardinho.
Programação do minicurso
5 de novembro – 13h às 17h
6 e 7 de novembro – 8h às 12h
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente aqui.
Texto: Joélen Cavinatto (Assessoria de Comunicação Aprosoja/MS)
Foto: Arquivo Aprosoja/MS












