Skip directly to content

Vice-presidente da Aprosoja/MS integra comitiva brasileira em viagem técnica aos EUA

Líderes do setor produtivo e parlamentares brasileiros conhecem biotecnologias, sistemas de produção e modelo de seguro agrícola americano
29/06/2024 - 15:30

 

Na última semana, entre os dias 24 e 28 de junho, o vice-presidente da Aprosoja/MS, Andre Dobashi, participou de uma viagem técnica aos Estados Unidos.  A programação que contou com a presença da senadora Tereza Cristina (PP-MS), do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR), do deputado Alceu Moreira (MDB-RS) e demais autoridades, teve como objetivo o estreitamento de laços entre Brasil e Estados Unidos, além de debates sobre comércio exterior, modelos de seguros agrícolas e tecnologias para o fortalecimento do setor produtivo.

Durante as visitas de campo, os brasileiros conheceram os benefícios do uso de tecnologias de edição genômica, como o milho de baixa estatura, e o pipeline de futuros lançamentos de biotecnologias, como o milho de terceira geração.

No debate sobre o modelo de seguro agrícola americano, a comitiva conheceu a origem, a forma de aporte e administração dos recuros. A pauta do comércio exterior também foi discutida, e na oportunidade a senadora Tereza Cristina destacou os desafios enfrentados pelo setor agropecuário brasileiro, especialmente nas questões ambientais e nas exigências dos mercados internacionais. “Explicamos que os produtores brasileiros têm a responsabilidade de preservar suas áreas sem qualquer tipo de apoio financeiro do Estado ou dos mercados que impõem essas exigências”, afirmou a senadora.

No Departamento de Agricultura Americano (USDA), discutiram economia, mercado e relevância do Brasil como fornecedor de alimentos, além de participarem de uma explanação sobre as perspectivas das commodities agrícolas.  Na oportunidade o economista chefe do USDA, Seth Meyer, reforçou que um líder de mercado, como o Brasil, precisa ter um bom sistema de armazenamento e de escoamento da produção para que não fique refém dos preços internacionais.

A viagem foi programada pela multinacional Corteva Agriscience.

Texto: Joélen Cavinatto - Assessoria de Comunicação Aprosoja/MS, com informações da FPA.