Exportações de milho de MS têm alta de 149,6 mil toneladas em outubro de 2025 frente ao mesmo mês de 2024

As exportações de milho de Mato Grosso do Sul registraram alta de 149,6 mil toneladas, em outubro de 2025, quando comparadas com o mesmo período do ano anterior. O volume corresponde a um incremento de 214%, de acordo com o Boletim de Exportação, divulgado pela Aprosoja/MS.
Em valor monetário, a comercialização internacional do cereal no referido período representou US$ 45,1 milhões, representando aumento de 236% frente ao valor movimentado em outubro de 2024.
Segundo o economista da Aprosoja/MS, Mateus Fernandes, os números são resultado de uma safra cheia. “Tivemos uma safra de 13,9 milhões de toneladas de grãos, volume que é suficiente para atender o consumo interno e garantir um excedente significativo para exportação. Além disso, temos também o fator da redução do preço interno na comparação com o ano passado, seguindo a lei de oferta e demanda, o que impulsiona naturalmente a colocação dos grãos no mercado internacional”, explica Fernandes.
O principal destino do milho de Mato Grosso do Sul foi o continente asiático. O Irã liderou as compras, com 38% do total exportado. Na sequência aparecem as Filipinas, com 27%, e Bangladesh, com 10%. Vietnã e Jordânia também integraram a lista de destino do milho, além do Egito, único país africano entre os compradores.
Apesar do avanço anual, no comparativo dos meses de setembro e outubro de 2025, a operação de comercialização internacional apresentou queda de 41%, equivalente ao volume de 152,3 mil toneladas. A variação negativa neste comparativo é comum e está associada a questões de logísticas e volume disponível.
Para acessar mais informações sobre a comercialização de grãos de Mato Grosso do Sul, clique aqui.
Texto: Joélen Cavinatto (Assessoria de comunicação Aprosoja/MS)
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná












